8 – 6Bone

6bone-logo

O projecto 6bone (six-bone) surgiu em 1995 da necessidade de testar as especificações que os diversos grupos de trabalho da IETF – (Internet Engineering Task Force) relacionados com os protocolos da nova geração têm vindo a desenvolver.

 

     A rede internacional 6Bone foi criada com o objectivo de servir de suporte a testes de implementação do protocolo IPv6 em diversas plataformas, à semelhança do que acontece com a rede internacional Mbone para testes multicast. O protocolo IPv6, também referido como IP da nova geração (IPng), encontra-se em desenvolvimento na organização Internet Engineering Task Force (IETF) sendo o substituto da actual versão do protocolo IP (versão 4). A rede 6Bone foi criada pelo grupo de trabalho IPng da IETF funcionando, no entanto, de forma independente deste. Para além de realizar testes, a rede 6Bone pretende servir de ponto de partida para a implementação do protocolo na rede mundial.

      Actualmente, a rede 6Bone consiste numa rede virtual que permite o transporte de pacotes IPv6, funcionando sobre a rede física da Internet (baseada no IPv4). A rede é composta por ilhas IPv6 que suportam directamente o protocolo e que comunicam entre si através de ligações virtuais ponto a ponto (túneis). As máquinas que realizam estas ligações ponto a ponto têm implementados um sistema operativo com suporte para IPv6; utilizam protocolos de routing adequados à nova versão e suportam a realização de túneis IPv6-em-IPv4.

      Esta rede é independente da organização IETF sendo um projecto informal de colaboração entre instituições situadas por todo o mundo. As actividades do 6Bone fazem, no entanto, parte dos esforços realizados pelo grupo de transição para IPv6 da IETF.

     Os objectivos do grupo de trabalho 6Bone são os seguintes:

·   Introdução dos mecanismos de transporte e routing na rede global Internet, através da rede 6Bone.

·   Criação de RFC’s informativos sobre os conhecimentos obtidos com a experimentação e utilização de diversas tecnologias IPv6.

·   Colaboração com os grupos IETF relacionados com o IPv6.

·   Desenvolvimento de mecanismos e técnicas de transição para IPv6.

·   Desenvolvimento de mecanismos e técnicas de routing sobre IPv6.

 

       

        A rede 6Bone foi pensada em 1995, formalizada em Março de 1996 num encontro da IETF em Los Angeles e teve início em Junho de 1996 com a criação de dois conjuntos de túneis: o primeiro entre a Universidade de Lisboa (UL/PT), o Laboratório de I&D da Marinha Norte Americana (NRL/US) e a companhia CISCO (CISCO/US); e o segundo entre o centro de computação dinamarquês para a investigação e educação (UNIC/DK), o grupo académico e industrial francês G6 do instituto de pesquisa IMAG (G6/FR) e o grupo WIDE no Japão (WIDE/JP).

 

 

 

 

Fonte: http://civil.fe.up.pt/acruz/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: